sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mártires Oblatos da Espanha – Rogai por nós!




No dia 17 de dezembro de 2013, em cerimônia especial na Catedral de Madri, a Igreja beatificou 22 novos mártires. Eles passam a integrar a infinita lista de homens e mulheres, que, apaixonados por Jesus e seu Evangelho, seguiram-no até o extremo da entrega de si mesmos.

Histórico
                                      
Entre 1936 e 1939, irrompeu, em toda Espanha, uma sangrenta guerra civil. A Casa de formação dos missionários Oblatos de Maria Imaculada – OMI, localizada em Pozuelo, foi violentamente invadida por milicianos revoltosos.

A comunidade abrigava cerca de 40 membros liderados pelo pe. Francisco Esteban: sacerdotes, irmãos e 32 professos em formação. Todos suportaram as dificuldades corajosamente, por Amor a Cristo e sua Igreja, e se apoiaram mutuamente na fidelidade e vivência daqueles desafios, sustentados pelo Espírito Santo de Deus, que a todos fortalece nesses momentos.  

Este grupo tornou-se prisioneiro em sua própria residência. Em seguida, sete foram torturados e mortos, enquanto outros passaram por um duro calvário, entre cárceres e refúgios, terminando também em martírio, que totalizaram 22 oblatos e um leigo.


Rezemos juntos, nesse tempo especial:
Deus todo-poderoso e eterno, que concedeu ao oblato de Maria Imaculada Francisco Esteban e seus companheiros mártires, a graça de entregar a vida por Cristo mediante a oblação sangrenta; ajudai-nos em nossa debilidade a também nós, por sua intercessão e seguindo seu exemplo, que nos mantenhamos firmes na fé e saibamos dar a vida pelos outros mediante o “martírio da caridade”, segundo o lema de Santo Eugênio de Mazenod.  

Deste modo possamos testemunhar perante o mundo quem é Jesus Cristo. Isto vos rogamos pela intercessão de nossa Mãe Maria Imaculada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos. Amém.


Pe. Rubens Pedro Cabral - OMI