sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Encontro Vocacional OMI - Distrito Nordeste


Quero corresponder com a Oblação do meu viver ao chamado de Jesus
# Escutar # Discernir # Responder # Viver #

Caríssimo Jovem,

Nos dias 31 de outubro a 2 de novembro do ano de 2014 realizaremos  o nosso ultimo encontro vocacional OMI do ano.  Com esta carta-convite desejamos ser a Voz do Senhor que lhe inquieta a escuta-lo, discernir e responder com a entrega da vida ao plano de felicidade que Deus tem para você. Os apóstolos responderam ao chamado do Senhor, deixando tudo se encontraram com o TUDO. Santo Eugênio de Mazenod nosso Pai fundador ao encontrar com o Salvador no alto da Cruz foi seduzido e tornou-se cooperador de Jesus Salvador, do seu sim nasceram milhares de missionários nos 5 continentes do mundo que entregaram e entregam as suas vidas em Oblação a Deus a serviço da evangelização do mais abandonados.

“Na experiência da vocação é exatamente Deus o misterioso sujeito de um ato de chamada. A relação com Jesus Cristo pede para ser alimentada pela inquietação da busca. Ela nos torna conscientes da gratuidade do dom da vocação e nos ajuda a justificar as motivações que causaram a escolha inicial e que permanecem na perseverança: ‘Deixar-se conquistar por Cristo significa tender sempre para aquilo que está na minha frente, para a meta de Cristo (Cf. F1, 3,14)’. Permanecer constantemente à escuta de Deus exige que essas perguntas se tornem as coordenadas que ritmam o nosso tempo cotidiano.

Este mistério indizível que levamos dentro de nós, e que participa do inefável mistério de Deus, encontra a única possibilidade de interpretação na fé: A fé é a resposta a uma Palavra que interpela pessoalmente, a um TU que nos chama pelo nome.

Ao chamar-vos, Deus diz-vos: Tu és importante para mim, eu amo-te conto contigo! Jesus diz isto a cada um de nós! Disto nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim. Compreender e sentir isto é o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir que para Ele nós não somos números, mas pessoas; e sentir que é Ele que nos chama.

Olha no fundo do teu coração, olha no íntimo de ti mesmo e interroga-te: tens um coração que aspira algo de grande, ou um coração entorpecido pelas coisas? O teu coração conservou a inquietação da procura, ou permitiste que ele fosse sufocado pelos bens, que no fim o atrofiam? Deus espera por ti, procura-te: o que respondes? Apercebeste-te desta situação da tua alma, ou ainda dormes? Acreditas que Deus te espera, ou para ti esta verdade são somente ‘palavras’?”[i]

Que Santo Eugênio de Mazenod e os Mártires Oblatos lhe inspirem em sua busca de responder ao chamado do Senhor. Desde já aguardo a sua confirmação. Em Cristo e Maria Imaculada. Pe. Edicarlos, OMI

Local: Recife
Data: 31 de outubro a 2 de novembro de 2014
Contatos: Pe. Edicarlos, OMI
www.omi.org.br




[i] Alegrai-vos: carta circular aos consagrados e às consagradas.